O corpo humano, como bem sabemos, é uma máquina perfeita. Em sua composição existem engrenagens de características físicas e emocionais. Órgãos, ossos, tendões, músculos e líquidos corporais coexistem com a personalidade, emoções, espiritualidade dentre outros sentimentos.
A qualidade da nossa saúde é reflexo do funcionamento dessas engrenagens. Se algum fator “atacá-la”, o organismo emitirá avisos de que algo está em desequilíbrio. Sensações como dor, frio, calor, tristeza, insônia, estresse, dentre outras, quando sentidas por um período maior que o aceitável, podem significar o início de patologias mais sérias.
Para a acupuntura, a observação desses sinais, ou sintomas, é muito importante para elaboração do diagnóstico preciso das patologias. Por vezes, os sintomas indicam um fator isolado, porém depois da inspeção pode ser constatada a causa associada a um órgão, emoção ou energia. Podemos exemplificar através da cefaleia que tem ação reflexa na cabeça, mas pode estar associada a causas diferentes dependendo do indivíduo que a apresenta.
A técnica se baseia na inspeção física do paciente que pode ser realizada no corpo ou nos microssistemas existentes no organismo. Os microssistemas possuem características diferentes, são ótimas fontes de informação sobre a saúde e são muito utilizados no tratamento das patologias. Os mais utilizados na acupuntura são:
- Língua
- Pulso
- Pavilhão Auricular
- Crânio
Como podemos observar o corpo humano é fantástico, exige pouco e dá sinais para garantir a qualidade da saúde.